BATATA RECHEADA

A primeira vez que comi esse prato foi na Chopperia Alemão  Batata, instalada na Vila Germânica, em Blumenau  (SC). Não  era Oktoberfest, mas queríamos provar algo típico. A escolha foi batata assada e recheada com 5 queijos (requeijão,  provolone, ricota, gorgonzola e cheddar) e significou amor à primeira garfada. Nunca mais  deixei de visitar o local, mas acabei reproduzindo a receita em casa com variações  (mignon, bacon e linguiça).
Em nossa receita de hoje reproduzimos aquela batata recheada,  mostrando como você pode fazer um delicioso prato principal com este acompanhamento. Batatas deliciosas com recheio farto e crosta amarelo-dourada.

INGREDIENTES 
● 1 kg de batata cerosa (grandes) - as maiores que conseguir
● 100 g de queijo gorgonzola picado
● 100g de queijo muçarela ralado
● 300g de requeijão
● 100 g de  provolone picado
● 100 g de parmesão ralado
● 100 g creme de cheddar
● Pimenta do reino
● Sal à  gosto

PREPARO
1. Primeiro você lava as batatas e os resíduos de terra, porque a casca permanece. Então você cozinha as batatas até que estejam quase prontas . É importante que as batatas não fiquem completamente cozidas ou moles, para que não se desfaçam ao serem assadas.
2.  Na receita tradicional as batatas são assadas no forno, envoltas em papel alumínio, por cerca de uma hora. Adaptei o preparo e utilizo saco para assar batatas e legumes no microondas. Funciona de maneira bem simples e intuitiva. Para utilizá-lo, basta que se coloque-as no interior do saco e o deixe no microondas por cerca de 4 minutos, podendo variar em um minuto para mais ou para menos dependendo da potência do microondas e tamanho da batata.
3. Depois que as batatas esfriarem um pouco, corte-as ao meio ao comprido e, com uma colher de sopa, descasque-as de dentro das batatas. Isso cria uma espécie de vazio que mais tarde é preenchido.
4. Coloque a polpa de batata descascada em uma tigela. Agora junte os queijos picados,  reservando apenas o cheddar. Misture bem e tempere a gosto com sal e pimenta.
5. A mistura de batata agora volta para as batatas já cortadas ao meio e vazadas, polvilhe um pouco de queijo ralado por cima e coloque as batatas recheadas para grelhar no forno a 200  graus, por cerca de 10 minutos .
6. Quando o queijo está derretido e amarelo dourado, nossas batatas recheadas estão prontas. Retire do forno e espalhe o cheddar no topo. Sirva ainda  quente. 
9. Mas use a criatividade e varie o recheio de acordo com sua preferência.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir