ERVAS DE PROVENCE

O que são e como preparar as ervas de Provence? Esse tempero tão querido pode ser feito em casa e ter seu toque especial. Estamos  falando  dos temperos mais comuns encontrados nos mercados (e na descrição de alguns pratos que querem agregar valor) são as "herbes de Provence" ou em bom português, as ervas da província.

Esse termo remete a uma mistura de ervas comuns no sul da França. Muitos as confundem com as chamadas ervas finas, que normalmente são frescas.
Embora essa regra não seja seguida à risca no Brasil, normalmente utilizam-se partes iguais de orégano, segurelha, tomilho e manjerona. Fato curioso, esse tempero ganhou forma e relevância comercial com Julia Child, na década de 1960, que as adaptou para sua própria versão, com tomilho, alecrim e folhas de louro.

Esse tempero é bastante difundido e pode ser um bom aliado para dar mais sabor a proteínas animais de todo tipo, manteiga para torradinhas e até mesmo para temperar

Mas no fim das contas o que são?

São um conjunto de ervas secas que podem conter: tomilho, alecrim, manjericão, lavanda, segurelha, orégano, manjerona e folha de louro, principalmente.

Tomilho: use à vontade, de perfume característico, porém não muito forte, é possível ser a base de sua combinação.
– Alecrim: embora quando fresco tenha um sabor muito forte, após ser desidratado fica mais suave. Não deve ser usado como o componente mais abundante da mistura.


– Manjericão: após desidratado, muda muito seu sabor, fica bastante suave, conferindo sabor herbal. Também pode ser usado como base.
– Lavanda e segurelha: ambos possuem um aroma mais floral e adocicado, é recomendado que use-os como, no máximo, metade do componente mais abundante (base) do seu tempero.

– Orégano: de sabor bem conhecido pelos brasileiros, seu uso deve ser comedido, para não deixar suas herbes de Provence com gosto de pizza
– Folha de louro: possui um sabor muito forte, nunca recomendo que seja mais que 10% do peso total.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir