BOLO DE CENOURA RAIZ

Bolo de cenoura é uma das preferências nacionais, há inúmeras maneiras de fazê-lo e nenhuma mais correta que a outra. Eu mesma já lhe ensinei aqui o chamado "Bolo Ashburton", de origem inglesa, com  cenoura, nozes, abacaxi e cobertura de cream cheese, mas o que lhes trago hoje é um "bolo de cenoura raiz", absurdamente macio, ridiculamente fácil e com aquela tradicional cobertura de chocolate, feita com chocolate de verdade. Quem me ensinou foi minha grande amiga Marlene, pois trouxe num de nossos muitos encontros para pintar, jogar conversa fora e beber; não exatamente nesta ordem. 
INGREDIENTES
Massa
  • 3 cenouras médias raspadas e picadas (equivalente a 3 xícaras de cenoura/370 gramas)
  • 1 xícara (chá) de óleo ( 180 g )
  • 2 xícaras (chá) e meia de açúcar (450 g )
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo ( 360 gramas)
Cobertura
  • 1 barra de chocolate de sua preferência (pode colocar 1/2 barra de chocolate meio amargo e 1/2 de chocolate ao leite por exemplo)  - usei 100 gramas de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou creme de leite
PREPARO
Massa
1. Não há nada mais fácil ...  No liquidificador, bata a cenoura picada e os líquidos (óleo e os ovos).
2. Em uma tigela, misture bem os ingredientes secos.
3. Junte os dois preparos, até obter uma massa uniforme e leve ao forno 
4. Passe a massa para uma assadeira untada e enfarinhada 
5. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos  ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. 
Cobertura
1. Pique o chocolate e coloque em uma tigela refratária ou recipiente próprio e programe seu micro-ondas para 30 segundos. Retire a tigela e mexa o chocolate com uma colher. Nesse momento, o chocolate não vai parecer que está começando a derreter, mas o processo é assim mesmo.
2. Volte a tigela para o micro-ondas e programe mais 30 segundos. Retire a tigela do micro-ondas e mexa novamente com uma colher.
3. Repita o procedimento, sempre programando 30 segundos, até que o chocolate esteja derretido.
4.  Quando o chocolate estiver quase todo derretido, coloque nele a manteiga ou creme de leite e mexa até ficar uniforme. 
5. Sua calda de chocolate está pronta! Use em seguida na sua receita, mas se reservar na geladeira ela ficará consistente, podendo ser usada como recheio.
6. Misture bem e espalhe a calda ainda morna sobre o bolo assado.
Dica
Cobertura alternativa : 
  • 1 xícara(s) de chá e 1/2 de leite
  • 1/2 xícara(s) de chá de açúcar
  •  3/4 xícara(s) de chá de chocolate em pó
  • 1 colher(es) de sopa de manteiga
Em uma panela, misture o leite com o açúcar e o chocolate e leve ao forno para engrossar. Antes de desligar, acrescente a manteiga. Despeje sobre o bolo e o resultado será uma cobertura mais líquida, mas igualmente saborosa, como abaixo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir