PÃO-DE-LÓ DE LEITE FERVENTE

Minha receita de Bolo Pão-de-ló de Baunilha com Leite Quente é o clássico perfeito para assar. Com uma textura leve e macia, o bolo ainda é forte o suficiente para empilhar ou embeber tempero sem quebrar. A sua versatilidade faz com que seja uma excelente base para outras sobremesas e bolos.

Se você gosta de bolos fáceis, este é ótimo para você. Feito com ingredientes básicos, tem todos os sabores a partir de sua massa básica. 

Quer seja recheado com chantilly fofo e espalhado com frutas ou puro e simples com uma delicada polvilhada de açúcar de confeiteiro, esta receita de pão-de-ló certamente impressionará.
INGREDIENTES 

5 ovos pequenos  ou 4 grandes.

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite fervente

1 colher (sopa) de fermento químico

gota de baunilha a gosto

PREPARO 

1. Bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Aqui cabe uma explicação  : esse truque da vovó de adicionar um pouco de sal  deve ser usado com cuidado. Isso porque o sal diminui a umidade do meio e aumenta a solubilidade das proteínas, então quando adicionamos uma quantidade maior do que uma pitada ele tende a desestabilizar as claras. Cuidado.

2. Em seguida,  acrescente as gemas, uma a uma. Bata bem após cada adição.

3. Junte o açúcar e a baunilha e continue a bater até obter um creme bem branco.

4. Diminua a velocidade da batedeira e ponha a farinha de trigo peneirada, alternando com o leite.

5. Acrescente o fermento e mexa delicadamente.

6. Despeje em uma forma grande, untada e polvilhada com farinha de trigo, e asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, até dourar a superfície. Aqui utilizei 2 formas de 20 cm de diâmetro por 5 cm de altura. A sobra ainda rendeu uma forminha de "bolo inglês", de  250 gramas, com  17 cm de largura x 8 cm x
4 cm de altura.
VARIAÇÃO 
Esta é uma receita básica. Logo, é uma tela perfeita para vários aromas, recheios e coberturas. Aqui estão algumas idéias se você quiser experimentar: 

● Asse como cupcakes , uma assadeira, um quadrado ou redondo, dependendo de como você irá usá-lo mais tarde. Lembre-se de que os tempos de cozimento variam de acordo com a forma e o tamanho do bolo. 
● Decore com lascas de chocolate amargo e um recheio de creme de manteiga cremoso. 
● Adicione os morangos ou mirtilos ao chantilly e recheie generosamente entre as camadas do pão-de-ló.
● Sirva fresco do forno com uma pitada de açúcar de confeiteiro / em pó.
● Uma pitada de canela adicionada à massa dá um sabor especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir