MARUNCHINOS OU BISCOITO DE AMÊNDOA E DAMASCO

Hoje vou te ensinar a fazer Marunchinos ou Biscoitos de Amêndoa e Damasco. Esta doce descoberta são delícias feitas de farinha de amêndoa, tradicionalmente assados ​​pela comunidade judaica sefardita durante a Páscoa. Eu li que durante a Páscoa você não tem permissão para comer pão fermentado e trigo, então talvez seja por isso que esta receita surgiu.

São muito leves, crocantes por fora e com  um centro macio, recheado de damasco.  .

A comunidade Sephardi é especialista em doces com amêndoas e fazem marzipã e outras delícias incríveis. O marunchino  fica com uma crostinha por fora e por dentro fica grudentinho e macio. Lembra muito o sabor e textura do macaron, afinal de contas usa alguns dos mesmos ingredientes. Rende aproximadamente 16 unidades. 
INGREDIENTES 
250g de amêndoas moídas
250g de açúcar de confeiteiro, mais cerca de 150g para revestir
raspas de 1/2 limão
1 colher de sopa de mel
3 claras de ovo médias (cerca de 90g), em temperatura ambiente 
100 g de damascos secos, picados
PREPARO 
1. Forre duas assadeiras com papel manteiga. 
2. Coloque a farinha de amêndoa e o açúcar de confeiteiro na tigela do processador de alimentos e misture. 
3. Adicione todos os ingredientes restantes (guarde um pouco de açúcar de confeiteiro para cobrir os macarons mais tarde). 
4. Mexa até  obter uma mistura lisa e úmida.
5. Cubra e coloque na geladeira para endurecer por cerca de 30 a 60 minutos.
6. Despeje o açúcar de confeiteiro em um prato ou tigela pequena. 
7. Retire a massa e forme bolas de cerca de 40g cada. Enrole cada bola no açúcar de confeiteiro para cobri-los totalmente. 
8. A tradição recomenda apertar cada bola entre o polegar e o indicador em ambas as mãos para dar a forma de estrela. Mas fique à  vontade para moldar como desejado (eu preferi me inspirar nos cookies).
9. Coloque as bolas nas assadeiras e deixe secar por uma ou duas horas. Não pule esta etapa, pois é essencial para obter uma crosta de macaroon bonita e aquelas lindas rachaduras na cobertura de açúcar de confeiteiro.
10. Aqueça o forno a 180 ° C. Asse por 8 minutos, depois gire as bandejas e asse por mais 2-3 minutos até dourar. Deixe os macarons esfriarem na bandeja antes de transferi-los para um recipiente hermético. 

DICA : Guarde em temperatura ambiente por cerca de seis dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir