BOLO INVERTIDO DE BANANA

 

Procurando uma receita para usar bananas maduras? Então, este bolo de banana invertido é um trunfo a ser guardado no Bloco de Notas de seu celular. E o preparo é maravilhoso, tão delicioso quanto fácil de fazer.  De quebra, pode ser encarado como uma releitura irresistível daqueles bolos clássicos dos anos setenta e não deixa de ser um ótimo projeto de culinária para cozinheiros adolescentes ou iniciantes.  Experimente e me diga o que achou.

Rendimento Serve de 6 a 8 pessoas

Tempo de preparo 1 h

INGREDIENTES

  • 200 g de farinha de trigo
  • 150 g de açúcar de confeiteiro
  • 125 g de manteiga com sal, em temperatura ambiente
  • 125 ml de leite
  • 2 ovos
  • 2 colheres (chá) de fermento químico
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 4 bananas, cortadas ao meio, no sentido do comprimento
  • manteiga para untar
  • açúcar impalpável, para servir

PREPARO


1. Preaqueça o forno a 180°C e unte uma assadeira retangular pequena.

2. Misture a farinha, o açúcar, a manteiga, o leite, os ovos e o fermento num bowl grande e bata até a mistura ficar homogênea e cremosa.

3. Polvilhe açúcar demerara na assadeira untada e distribua as fatias de banana sobre ela.

4. Com ajuda de uma colher, distribua a massa sobre as bananas e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno por 30-35 minutos ou até que o bolo esteja completamente cozido (espete com um palito. Ele deve sair limpo).

5. Tire do forno e deixe esfriar um pouco. Desenforme e polvilhe com açúcar impalpável antes de servir.

6. Se o bolo começar a ficar muito escuro antes do tempo, cubra com papel alumínio. Deixe esfriar na forma por 10 minutos antes de desenformar. Fica ótimo servido quente, mas também é delicioso em temperatura ambiente. Melhor consumido em 2 dias.

DICA DE VARIAÇÃO
Adicione 1/2 xícara de nozes torradas picadas grosseiramente à massa do bolo antes de despejar na assadeira preparada e assar conforme as instruções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir