A receita de hoje foi feita de encomenda. É que meu marido adora sonho de creme, um doce tradicional, mas que ultimamente vem sendo feito e vendido por algumas padarias de maneira completamente diferente do original. Algumas passaram a assar a massa e, pior, a substituir o creme por um preparado pronto, com cor amarelo vivo e nenhum sabor. Para preservar a tradição, os sonhos que apresento são fritos e o recheio cremoso leva um toque generoso de extrato de baunilha e rum. Tais ingredientes conferem um perfume delicado e provocador. E a receita da massa tem um toque de leveza, com menos açúcar, ovos e manteiga.
O preparo da receita é fácil e rápido, mas exige balança, pois todos os itens são pesados para garantir o resultado. Em massas delicadas como esta é importante padronizar a receita com medidas precisas para evitar surpresas ao final. Se tiver dificuldade ou não possuir balança, consulte nossa tabela de pesos e equivalências.
O sonho, conhecido como “Bola de Berlim” em Portugal, é um doce originalmente alemão. Feito com leite, açúcar, farinha e fermento, costumava ser recheado com frutas vermelhas ou bebidas alcoólicas em seu país de origem. O recheio era injetado com uma seringa grossa e só podia ser visto quando o doce era quebrado. No Brasil, a receita foi modificada. Aqui, recheamos os sonhos com creme, doce de leite, ovos, chocolate ou goiabada, de maneira parecida com a de um sanduíche.
INGREDIENTES
Massa
- 500g de farinha de trigo
- 220g de agua
- 20g de fermento
- 7,5 g de sal
- 75g de açucar
- 30g de manteiga
- 1 ovo
- 15g de leite em pó
- goiabada para o recheio (pode colocar cremes depois de assado)
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 xícara de chá de açúcar refinado
- 6 gemas passadas pela peneira
- 120 gramas de amido de milho
- 2 colheres de sopa de rum
- 1 colher de sobremesa de extrato ou essência de baunilha
Massa
Faça uma esponja, acrescentando numa tigela o fermento e um pouco de farinha de trigo. Deixe descansar por 30 minutos para que o período de ação dos ingredientes se complete.
Em seguida, peneirar os itens restantes todos juntos (farinha de trigo restante, o açúcar e o leite em pó). Misture bem, faça um buraco no meio e coloque a "esponja de fermento" a água e o ovo. Mistura bem, sem amassar demais. O ideal é ir "boleando" a massa, ou seja, enrolando-a levemente.
Coloque o sal e a manteiga e amasse novamente para incorporar. Atenção, nesta fase você pode achar a massa ainda um pouco grudenta, mas não acrescente mais farinha do que o indicado, pois o ponto da massa é exatamente este. Deixe descansar por 30 minutos, até a massa dobrar de volume.
Faça com as mãos pequenas bolas com aproximadamente 50 gramas cada. Enrole bem e arrume numa assadeira untada. Deixe crescer por mais 30 minutos.
No forno pré-aquecido a 150 graus (no fogão tradicional equivale a fogo baixo), coloque os sonhos para assar somente 10 minutos. O objetivo é pré-assar e facilitar a fritura, diminuindo o risco de eles ficarem encharcados. Retire-os da assadeira e frite em óleo quente.
Creme para sonho
Coloque numa panela o leite, o leite condensado, o açúcar, as gemas e o amido de milho e leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um creme firme. Quando frio, misture o rum e a essência e empregue com saco de confeiteiro e bico pitanga.
Montagem
Seque num papel absorvente, corte ao meio e recheie com o creme de baunilha e rum. Polvilhe com açúcar de confeiteiro (ou açúcar impalpável).
Dicas: 1. Esta receita rende de 18 a 20 sonhos boleados com aproximadamente 50 gramas; 2. o segredo para todo creme que leva farinha, ou amido, para que não crie aquela nata por cima dele, é retirar do fogo e tampar com um filme PVC [plástico]. Mas o plástico deve ficar encostado no creme. E não se esqueça de esperar esfriar para acrescentar a essência ou extrato de baunilha.
Que isso! Maravilhoso, hein!? Farei sem dúvidas.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar suas receitas. Estou comendo com os olhos!
Até, tia Sô.
Larissa
É fermento quimico?
ResponderExcluirFermento de pão seco.
ExcluirPOSSO SO ASSAR E QUAL TIPO DE FERMENTO É AQUELE PARA BOLO
ResponderExcluirOlá Vanilda.
ExcluirRespondendo : a) Se preferir, pode fazer o sonho apenas assado, mas, evidentemente, o sabor será um pouco diferente e haverá um pouco de dificuldade para aplicar o açúcar de cobfeiteiro; b) O fermento a ser usado é o de pão, pode ser seco ou fresco.