BATATA ASSADA NA MANTEIGA E AZEITE


Nosso almoço de domingo, agora há pouco, foi meu segundo prato preferido (depois de ovo, em todas as suas variações) : batata assada. Pelo menos uma vez por semana comemos esta receita simples, saborosa  e certeira na hora de matar a fome. Ela pede apenas ingredientes simples (que encontro até mesmo no bar da esquina) e, até na falta do arroz, pode ser apreciada sem medo. Dica: depois de pronto, passe um pedaço de pão na mistura de azeite, manteiga e alho que fica na assadeira onde estão as batatas. Garanto que não há melhor antepasto que este.

Ingredientes

• Umas dez batatas pequenas. A quantidade é variável, de acordo com a fome ou o número de pessoas presentes. É evidente que a quantidade os demais ingredientes está relacionada à porção proposta. Se você for aumentar ou diminuir o número de batatas, deverá adequar os demais itens.
• 1 colher de manteiga
• 3 colheres de azeite
• Meia cebola
• 1 colher de alho picado
• Um sachê de "Meu Segredo", o tempero pronto da Maggi, granulado e que já vem com sal e pedacinhos de sete vegetais diferentes. Se não encontrar em sua cidade, use um tempero granulado de sua preferência, mas destinado a "vegetais".
• Orégano a gosto

Preparo

Cozinhe as batatas.
Aqui em casa, depois de perder o ponto por algumas vezes, decidi cozinhar as batatas numa panela comum. Na pressão, a dificuldade é saber o momento exato do cozimento, pois ele varia de acordo com a quantidade e até o formato das batatas. Já na panela normal, basta tocar com um garfo para verificar o ponto certo.

Com as batatas cozidas, numa frigideira grande, derreta a manteira com o azeite. Em seguida, coloque o alho e a cebola, e  deixe dourar. Junte o tempero pronto (na sugestão, o "Meu Segredo") e misture bem. 

Despeje as batatas na frigideira e mexa com cuidado para não desmanchá-las. Tempere com orégano e dê uma fritada nas batatas. Depois, coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, até dourar.

Sirva como preferir. Minha sugestão é com arroz branco, apenas, ou com acompanhamento de uma carne. A combinação perfeita está na imagem que ilustra a postagem : costela bovina assada na churrasqueira de bafo. Bom apetite.

6 comentários:

  1. Batata assada é tudo de bom e a combinação é perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/26/2011

    Nossa amei essa ideia...Fiz em casa e deu muito certo!
    Espero que tenha novas ideias e novos pratos deliciosos.
    Bjuss
    Jéssica,12 anos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/17/2012

    Anos depois do post a receita continua fazendo sucesso! Como estava chovendo muito e minha amada estava fora da cidade, resolvi me aventurar pela cozinha. Procurei alguns ingredientes e algumas receitas no tio Google e encontrei essa. Adorei pela siplicidade. No lugar da costela usei uma picanha feita no Jorge Foreman. Meu filhos ao verem a mesa me pergutaram se a mãe tinha voltado para casa. Excelente se acompanhada com um bom vinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/18/2012

    Fiz agora na minha casa.É SIMPLISMENTE MUITO GOSTOSO!!!!
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/01/2013

    Minha receita ficou MARAVILHOSA! Cozinhei, coloquei manteiga derretida com azeite por cima e coloquei pra assar durante 10 minutos! Ficou deliciosa! beijos

    ResponderExcluir
  6. Perdi o ponto da batata, alguma sugestão?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir