BRUTTI E BUONI DE PAÇOCA (FEIO E BOM)


Os biscoitos brutti e buoni (feio e bom), também conhecidos como "brutti ma buoni" (feios, mas bons), são deliciosos doces com aparência desigual e rugosa, Originários de Gavirate, na província de Varese, na Itália, foram inventados pelo confeiteiro Contantino Veniani em 1878. Adorados por figuras históricas como Giuseppe Verdi e o poeta Giosué Carducci, estes biscoitos se tornaram os mais típicos da região e também de toda a região da Lombardia, onde são servidos como lanche com aromáticas xícaras de chá ou chocolate quente, ou saboreados com café expresso bem quente. Também são servidos como sobremesa ao final de uma refeição. Ou seja, toda hora é hora para apreciar  a beleza "interior" destes biscoitos.

A receita clássica leva avelã e pode ser adaptada à nossa castanha do Pará, mas nada seria mais brasileiro do que um biscoito de paçoca. Um misto de suspiro e  amendoim, este doce vai te surpreender.

INGREDIENTES

  • 4 Claras 
  • 1 xícara (200 g) de açúcar
  • 1 1/2 xícara (250 g) de amendoim torrado granulado ou amendoim torrado sem pele
  • sal à gosto
PREPARO

1. Bata as claras na batedeira, em velocidade média (se tiver uma planetária, use o batedor globo de arame) até que comecem a espumar. Adicione aos poucos o açúcar e siga batendo em velocidade alta até que ele esteja dissolvido e as claras tenham se transformado em um merengue firme e brilhante

2. Coloque amendoim e o sal na tigela de um processador e pulse até que fique uma farofa bem grossa. É bom que fiquem pedaços grandes para garantir a textura.

3. Despeje todos os ingredientes em uma panela grande, de fundo grosso, misture delicadamente e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até que a mistura pegue consistência e comece a desgrudar do fundo da panela.  Não se preocupe se uma fina camada aderir ao fundo e nem tente raspá-la.

4. Transfira a mistura quente para uma tigela e cubra com filme de PVC de forma que o plástico toque a massa. Deixe amornar.

5. Com a ajuda de colheres pequenas, porcione os montinhos de massa em uma assadeira forrada com papel-manteiga ou um tapete de silicone, deixando espaço de aproximadamente 2 cm entre eles. 

6. Leve ao forno pré-aquecido a 170° C, por cerca de 40 minutos, girando a assadeira 180° na metade do tempo, para garantir que todos os biscoitos assem por igual.

7. Deixe os biscoitos esfriarem completamente antes de tirá-los da assadeira usando uma espátula.

DICAS
  • Se quiser que os biscoitos fiquem com sabor "paçoca rolha" (aquela salgadinha), coloque cerca de 1 1/2 colher de sal. Mas a quantidade é opcional, dependendo de seu paladar.
  • Durante o preparo, no fogo, você vai pensar : "fiz alguma besteira !!". Mas não se preocupe, a consistência correta só é alcançada quando o preparo desgruda do fundo da panela e também não se importe com a fina camada que vai se formar.
  • Cuidado : se tentar tirá-los da assadeira ainda quentes, eles quebrarão com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas