COCADA COM LEITE CONDENSADO


Hoje temos aquele que já foi chamado de o "mais popular de todos os doces do Nordeste", nas palavras do historiador Câmara Cascudo, em seu livro "A História da Alimentação". Tão presente no país que o antropólogo Raul Lody chegou a dizer que apreciar o quitute "é um meio de olhar atenciosamente para a cultura popular". Pra mim, na verdade, trata-se de simples gulodice de uma tarde de domingo. 

Tanto que a cocada tradicional é definida como doce cujos ingredientes básicos são açúcar, manteiga e coco ralado. Mas, como miséria pouca é bobagem, resolvi fazer esta com leite condensado. E só pelas fotos dá pra notar que ficou ótima. 

Apenas um alerta : você pode fazer com "coco de saquinho" e qualquer leite condensado, mas saiba que terá um produto inferior. O ideal é coco fresco e o melhor leite condensado que encontrar. 

Vamos lá .

Ingredientes
  • 1 e 1/3 xícara (chá) de leite integral (ou 320 gramas)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (ou 180 gramas)
  • 400 g de coco ralado  fresco (ou industrializado em flocos)
  • 1 lata de leite condensado


Preparo

1.  Para descansar os doces, usei um tapete de silicone. Mas se não tiver, unte uma assadeira grande com óleo e reserve.

2.  Em uma panela grande despeje todo o leite e o açúcar. Ligue o fogo alto e quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe por 5 minutos, mexendo de vez em quando. 

3.  Em seguida, coloque o coco ralado. Misture até soltar do fundo da panela e secar o líquido. 

4.  Adicione o leite condensado, misture em fogo baixo até soltar do fundo da panela, como se fosse um brigadeiro. Desligue o fogo. 

5. Com uma colher de sopa, pegue porções da cocada e coloque em cima de um tapete de silicone ou na forma untada. Espere secar em temperatura ambiente, ou na geladeira para agilizar.

Dicas

  • Se quiser guardar a cocada, deixe esfriar bem e armazene num recipiente com tampa hermética.
 Para tirar o coco da casca
  • Com um saca-rolha ou uma chave-de-fenda, faça um furo em dois dos “olhos” do coco. Retire toda a água. 
  • Aqui, coloco o coco inteiro ou já quebrado diretamente sobre a chama do fogo. É a maneira mais rápida, pode acreditar ! Mexa com uma pinça até que toda a superfície esteja chamuscada. Se optar pelo coco inteiro, após "queimar" levemente a casca, quebre o coco e, protegendo uma das mãos com uma toalha, retire a polpa com a ajuda de uma faca sem ponta.
  • Mas outra maneira de eliminar a casca é colocar o coco no forno aquecido (no alto) por uns 15 a 20 minutos (ou até ele rachar). Deixe esfriar e retire a casca forçando a rachadura com uma faca sem ponta. 
  • Algumas vezes o coco também já sai sem a casca mais escura e só precisa descascar alguns locais onde ela ficou. Mas se precisar retirar  a casca, use um descascador de legumes.
  • Após, rale manualmente ou utilize um processador. Mas, atenção, deixei o coco recém ralado secar  por pelo menos um dia ou acelere o processo levando-o a um forno pré-aquecido e desligado. Se usá-lo imediatamente, a consistência da cocada será mais cremosa e a cocada demorará pelos menos três dias para secar por fora. 
  • Se tiver tempo, faça isso com dois ou três cocos, coloque em sacos plásticos previamente pesados e datados. No freezer, o produto pode ficar por até seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas