BOLO DE CENOURA, NOZES E ABACAXI, COM COBERTURA DE CREAM CHEESE


Pense num bolo bom... é esse ! A aparência imponente engana, pois é de preparação muito simples. Mas o sabor remete às tradições da confeitaria inglesa, com sabor marcante, texturas variadas e delicadeza de todo o conjunto. Também é chamado de "bolo Ashburton", uma pequena cidade no sudeste da Inglaterra, no condado de Devon. Ali é presença constante nas casas de chá espalhadas pela região.

Rende um bolo com recheio e cobertura de 23 cm e serve, com fartura, até oito pessoas. A massa pode ser preparada e assada no dia anterior e você pode congelar, sem cobertura, por até dois meses. 

INGREDIENTES

200 g de farinha de trigo com fermento
300 g de açúcar cristal (granulado)
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 e 1/2 colher de sopa de canela em pó
175 ml de óleo de girassol
2 ovos levemente batidos
1 colher de chá de extrato de baunilha
100 g de cenouras cruas raladas
100 g de nozes picadas
60 g de coco ralado
220 g de abacaxi em calda

Obs.:
A) A farinha com fermento existe em pelo menos tr~es marcas: Dona Benta, Rosa Branca e Boa Sorte
B) O abacaxi deve ser coado, picado em fatias e picado
C) Use duas formas de bolo redondas e rasas (23 cm) untadas e forradas com disco de papel-manteiga

COBERTURA :

200 g de cream cheese integral
100 g de manteiga amolecida
200g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha

PREPARO

1. Pré-aqueça o forno a 180°C.  

2. Coloque a farinha em uma tigela grande, acrescente o açúcar, o fermento e a canela e mexa bem.

3. Adicione o óleo, os ovos e o extrato de baunilha e mexa bem com uma colher de pau ou espátula. Acrescente as cenouras, as nozes, o coco ralado e misture até obter uma pasta homogênea. Por fim, delicadamente, incorpore o abacaxi picado. 

4. Coloque a massa por igual nas formas de bolo e asse por 45 a 50 minutos ou até que os bolos tenham crescido e dourado. Para verificar se estão cozidos no meio, espete o centro com um palito de madeira (se, ao retirá-lo, ele estiver limpo, os bolos estão prontos). Transfira para uma superfície gradeada e deixe esfriar completamente. Esta etapa é importante, pois o calor do bolo pode derreter o creme.

5. Cobertura : Coloque o cream cheese e a manteiga na batedeira. Peneire o açúcar de confeiteiro por cima, acrescente o extrato de baunilha e bata até obter uma pasta.

6. Retire os bolos das formas e descarte o papel-manteiga. Vire um dos bolos de cabeça para baixo em um prato e espalhe a cobertura por cima. Arrume o segundo bolo sobre o primeiro e coloque o resto da cobertura por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas