SALADA CAESAR COM BACON

Salada caesar com bacon
Numa dessas temporadas de "dieta mortal" que, de tempos em tempos, me submeto, aprendi a fazer esta deliciosa e tradicional salada. Como ninguém é de ferro (muito menos eu), esta versão traz bacon tostado, que completa com sabor forte a delicadeza dos demais ingredientes. Esta, portanto, é a "salada caesar" ou "Caesar salad".

É uma variante de salada realizada com alface romana e croutons (nome chique para pão de forma torrado!) temperados com azeite de oliva, ovo, suco de limão, molho inglês e pimenta preta. A criação dessa salada é atribuída ao chef italo-americano César Cardini. Responsável pelo "Hotel Peñafiel de Tehuacán", em Puebla (México), ele teria viajado a Tijuana, também no México, para um concurso gastronômico, onde sua salada foi premiada. A partir daí, passou a ser conhecida nos Estados Unidos e espalhou-se pelo mundo.

Outra versão diz que foi criada em de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini, de origem italiana, no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do "Hotel Caesar's". Esta versão narra como uns pilotos norte-americanos chegaram ao hotel e pediram uma simples salada, e a falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o chef teria seguido uma velha receita familiar com a que sua mãe os alimentava no sul da Itália em tempos difíceis; uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglesa e suco de limão. A salada foi todo um sucesso e foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores".

Com o tempo a receita foi modificada, acrescentando frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes. 

INGREDIENTES
  • 2 fatias de pão de forma
  • 50 g de azeite de oliva
  • Folhas verdes de alface americana
  • 1 peito de frango
  • 50 g de bacon defumado
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres de maionese
  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • 1/2 colher de chá de alho picado
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 fatias
  • quantidade necessária

PREPARO

Corte os pães em cubinhos. Leve-os ao forno com um pouco de azeite e deixe até dourar. Você terá os croutons. Separe as folhas de alface, lave e corte-as com as mãos (prefira as mais firmes). Misture tudo em uma vasilha.

Corte o frango em tirinhas e doure em uma frigideira com um pouco de azeite. Após, acrescente o frango às folhas. 

Corte o bacon em cubos e toste no forno elétrico, em fogo baixo, ou na frigideira, com sua própria gordura. Deixe esfriar antes de juntar aos demais ingredientes. Após, adicione o bacon torradinho, o queijo ralado e os croutons.

Em outro recipiente, misture a maionese, o creme de leite e uma colher (sopa) de azeite. Acrescente o alho refogado. Tempere com sal e pimenta e sirva a salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas