MARGARITA (Tradicional)

Outro drink tradicional, a margarita, cuja origem é mexicana. Ela é baseada na tequila, um destilado com nome idêntico a de uma cidade localizada perto de Guadalajara, onde estão as principais destilarias dessa bebida, feita a partir de agave azul (que nada tem a ver com o cáctus saguaro - símbolo de quase tudo que vem do México -, presente, inclusive, em muitas taças de margaritas).

Há mais de uma versão para a origem do nome do drinque. A primeira é a de que a norte-americana Margarita Sames tinha uma casa em Acapulco, onde na época os famosos de Hollywood passavam boas temporadas. Ela era uma das grandes socialites da época (1948) e recebia amigos como Lana Turner, Fred MacMurray, Nick Hilton (dos hóteis), John Wayne etc. Uma vez a anfitriã foi desafiada a criar um coquetel: ela misturou Cointreau com tequila e suco de limão. Como na época era hábito tomar tequila precedida por uma pitada de sal, acrescentou o anel de limão e sal em volta da borda do copo. Foi um sucesso e ganhou o nome da anfitriã.

Mas há quem defenda que foi uma criação de Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita Carmen Cansin. A atriz, na juventude, antes da fama, se apresentava em Cassinos na vida noturna de Tijuana, México. Ali, um barman de nome Enrique Gutierrez criou o coquetel e o batizou em homenagem à atriz.

Já a terceira versão diz que, nos anos 40, havia um bar de estrada em Rosarita Beach na Baja California que era de propriedade de Danny Herrera. O local era frequentado por Katherine Hepburn,Ava Gardner e outras celebridades. Herrera criou o coquetel, uma maneira de suavizar o gosto forte da tequila, para conquistar uma certa Marjorie (Margarita em espanhol) King.

A Margarita é um coquetel feito com tequila, sal, suco de limão e licor de laranja (Cointreau). Na borda da taça coloque sal (se tiver, prefira o sal marinho). Veja como fazer:

INGREDIENTES
  • 50ml de tequila
  • 25ml de licor de laranja (Cointreau) ou Grand Marnier
  • 25ml de suco de limão Tahiti

PREPARO

Em uma coqueteleira, acrescente todos os ingredientes e bata vigorosamente com cubos de gelo. Faça coage fina em uma taça Martini previamente resfriada e crustada com sal.

Guarnição: 1 gomo de limão Tahiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas