GIM TÔNICA

Este é um dos drinks mais tradicionais do mundo. O gim-tônica surgiu pela necessidade dos soldados ingleses consumirem quinino para evitar a malária. Como o tônico com quinino era muito amargo, os soldados adicionavam gim para torná-lo mais palatável.  Em Barcelona, na Espanha, esta virou a bebida preferida do verão desde o início da última década. Mas ali a mistura despretensiosa de gelo, refrigerante e destilado, ganhou ares de sofisticação. De bares de tapas a lugares especializados em coquetéis, há versões desse clássico aromatizadas com rosas, pepino, alcaçuz.

O gim é um destilado obtido a partir de grãos (cevada, centeio etc.) ou outros ingredientes, como tubérculos e até mesmo a uva - este último é uma bebida típica da ilha de Menorca, na Espanha. A graduação alcóolica varia de 40 a 50% e a composição de base sempre mistura álcool, juniper e especiarias. Juniper, vale anotar, é sinônimo de zimbro. Trata-se de um cipreste, uma planta aromática com poderes medicinais (diurética, anti-séptica) e por isso comum em medicamentos naturais.

Já a tônica (água carbonatada aromatizada com quinina, composto analgésico e antitérmico), por sua vez, data do fim do século XIX. Reza a lenda que a mistura dos dois é obra de oficiais britânicos, que lutavam na Índia, onde se tomava tônica com freqüência (para combater a malária) e gim (para celebrar vitórias). A combinação teria sido feita para melhorar o gosto de ambos e acabou caindo nas graças do mundo inteiro até virar a bebida da temporada.

Vamos, então, à receita. 


INGREDIENTES

  • 50 mililitro (ml) de Gim
  • 1 lata(s) de água tônica
  • 1 limão siciliano
  • Cubos de gelo

PREPARO

Em um copo longo com bastante gelo, colocar o gim e completar com água tônica. Corte o limão siciliano em rodelas e decore o drinque ao seu gosto. Sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas