ASPARGOS GRELHADOS À ITALIANA

Aspargos. Desde a infância, sempre que ouvia falar neste vegetal me imaginava em outro país, com um alimento exótico e, ao mesmo tempo,  refinado. Esta impressão se dispersou com o tempo e só recentemente, quando comecei a experimentar pratos e preparações diferentes, acabei me arriscando a experimentar. Primeiro comprei aspargos em conserva, aqueles brancos, delicados, mas que bem temperados acabaram resultando num prato saboroso e que selou meu casamento este ingrediente que ainda é pouco produzido no Brasil. 

Além do mais, o aspargo é um dos vegetais mais nutritivos, com vitaminas e grande quantidade de ácido fólico (que por não pode ser armazenado em seu corpo, é preciso ser consumido diariamente - ele faz bem para o sangue e é indicado especialmente para mulheres grávidas). É, ainda, um excelente diurético, o que significa que ele limpa seu fígado.

Há muitos tipos de aspargos -- grossos, finos, verdes, brancos e até mesmo uns enormes. Além da aparência, a diferença entre eles é o sabor, que vai do firme e intenso ao macio e suave. A minha sugestão é a mais simples possível e pode ser servida como acompanhamento ou entrada. O estilo é italiano, grelhado rusticamente e temperado apenas com limão, um bom azeite de oliva, sal e pimenta. 

INGREDIENTES
  • Aspargos
  • Azeite de oliva
  • Limão
  • Queijo parmesão
  • sal e pimenta a gosto

PREPARO

Aqueça uma grelha larga e grelhe os dois lados dos aspargos até que fiquem marcados. Quando estiverem prontos, coloque-os em uma travessa e reque com o suco de um limão (ou mais, dependendo da quantidade de vegetais). Acrescente o equivalente a três vezes mais de óleo de oliva. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Depois leve um pedaço de parmesão à mesa e rale algumas lascas sobre os aspargos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas