PÃO DOCE DE DAMASCO ou BORBOLETAS DE DAMASCO


Este é um doce perfeito para uma tarde chuvosa e lembra aquelas maravilhas dos cafés coloniais dos estados do sul do Brasil. Conheci a receita como "Borboletas de Damasco", mas, sinceramente, não consigo enxergá-las nesses pãezinhos deliciosos e recheados com geleia de damasco caseira. Por isto, prefiro chamar de "Pão-doce de Damasco", o que, na verdade, não muda em nada suas qualidades.

O preparo é relativamente simples e precisa apenas de algum tempo extra para fazer a geleia (veja receita), que pode ser preparada dias antes, e para o crescimento da massa. Sirva com um café preto ou capuccino , É um doce muito suave e de bela apresentação.

INGREDIENTES

Massa
600 gramas de farinha de trigo
60 gramas de fermento biológico
140 gramas de açúcar refinado
1 ovo (temperatura ambiente)
250 ml de leite
50 gramas de manteiga
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de essência de amêndoas

1 ovo para pincelar
Creme de leite para pincelar

Recheio
Geleia de damasco, o quanto baste para o recheio
Obs.: Veja receita aqui ou utilize a melhor geleia de damasco pronta que encontrar. Neste caso, você utilizará cerca de dois potes, mas lembre-se que se a consistência for muito mole, parte do recheio poderá escorrer enquanto estiver assando.

PREPARO

Misture a manteiga e o leite a 50°C (morno). Reserve.

Bata todos os ingredientes na batedeira (garfo espiral), em velocidade mínima. Se não tiver ou sua batedeira não tiver potência para bater massa de pão, misture à mão, sovando bem. Em seguida, acrescente a mistura de leite e manteiga e bata, na mesma velocidade,  até obter uma massa lisa e homogênea. 

Forme uma bola com a massa e deixe a massa descansar por 30 minutos dentro de uma bacia, em local morno, até crescer. Se o dia estiver frio, o forno pode ser um bom lugar. Se tiver dúvida sobre o ponto de crescimento, antes de colocar a massa para descansar, tire um pedacinho, faça uma pequena bolinha e coloque num copo com água em temperatura ambiente. Quando esta subir, a massa estará pronta para o próximo passo.

Quando a massa crescer, leve coberta com um pano à geladeira, por meia hora.

Abra a massa com um rolo, em uma superfície enfarinhada, na forma de um retângulo de 60 cm de comprimento por 30 cm de largura e unte com manteiga, exceto nas bordas (para que a massa seja fechada). Espalhe a geleia de damasco, deixando reservada a borda (cerca de quatro dedos).

Enrole a tira pelo comprimento e forme um cilindro de massa recheado. Feche na lateral.

Corte em forma de trapézio (triângulos), veja ao lado, e coloque numa assadeira untada e enfarinhada com a parte mais estreita para cima. Amasse os pedaços, um a um, levemente, com um palito de churrasco (para dar o formato de borboleta). Bata um ovo (gema e clara) e pincele. Espere crescer. Pré-aqueça o forno a 180°C.

Leve ao forno até dourar bem. Desenforme e coloque no prato que vai servir. Pincelar com creme de leite antes de servir. Isto é opcional, mas ele dá brilho aos pães, que podem, ainda, receber uma fina camada de açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas