GELEIA DE DAMASCO


Hoje trago duas receitas, pois uma depende da outra. A primeira é esta geleia de damasco caseira, com uma consistência mais firme e que pode ser guardada para uso diário em seu café da manhã ou utilizada no preparo de bolos e doces. E é justamente o que faremos, a seguir, ao usá-la como recheio das "Borboletas de Damasco", um pão doce de sabor suave e muito bonito.

O damasco é reconhecida como uma fruta nobre e é usada para o preparo de pratos doces e salgados. Sua combinação com pratos salgados está presente em diferentes países, incluindo o Brasil. E a geleia é o principal resultado da mistura da fruta com ingredientes doces, como o açúcar. Normalmente a geleia pronta é importada e o preço pode passar de R$.20,00. Por isto mesmo, apesar do preço nos supermercados, vale a pena gastar um tempinho e fazer sua própria versão.

O damasco é rico em vitaminas A e B, além de conter uma quantidade bastante grande de ferro. Consumido seco, ele é um forte aliado na perda de peso, pois pode substituir a ansiedade e compulsão por comida. O damasco também é rico em caroteno, que previne vários tipos de câncer. 

INGREDIENTES
  • 460g de damascos secos
  • 50g de açúcar
  • água (de um a dois copos)
PREPARO

Coloque o damasco numa panela grande, junto com todo o açúcar e, a princípio, um copo de água. Mexa em intervalos regulares para evitar que o doce grude no fundo da panela.

Como a ideia é fazer uma geleia mais consistente, que sirva como recheio de um pão-doce, ela não poderá ficar muito mole. O ideal é que fique como uma pasta grossa, com pedaços perceptíveis da fruta. Por esta razão, além do primeiro copo, acrescente mais água (até dois copos), mexendo sempre, até que ela se torne uma pasta. Deve ficar no fogo por cerca de 1 hora. Depois, com um garfo, você pode destroçar as frutas que restaram e tornar esta menos grossa e mais fácil de espalhar sobre a massa.

Se quiser uma geleia mais dissolvida, para passar no pão ou bolacha, acrescente de meia a uma xícara adicional de água. Mantenha no fogo além do período acima e siga mexendo. Sempre que acrescentar mais água, corrija o açúcar para que fique à seu gosto. Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem. Refrigerada, dura até três semanas.

Dica :  Você pode fazer uma geleia mista de laranja e damasco, substituindo a água por suco de laranja peneirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas