BOLO DE MARACUJÁ COM SEMENTES


Estava com vontade de rever velhas receitas e, como sempre, recorri a meu velho caderno e logo nas primeiras páginas encontrei uma verdadeira tradição caseira, este delicioso e diferente Bolo de Maracujá, que resulta numa massa macia e num belo visual, com a ajuda da calda de cor amarelada e que leva sementes do fruto. A diferença é que a receita inclui sementes na própria massa, o que traz uma textura diferente e intensidade ao sabor.
Meu marido sempre implica com estas sementes, pois não gosta da "crocância" a cada fatia, mas vale a pena pelo menos experimentar. Se você acabar tendo a mesma opinião, basta exclui-las da massa, pois não interfere no sabor.

E para quem briga contra a balança e quer um bom motivo para comer este bolo, o maracujá é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano. Aproveite, afinal o Brasil é o maior produtor mundial de maracujás.

INGREDIENTES

Bolo
  • 5 ovos
  • 100 gramas de manteira
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 xícara de polpa de maracujá com sementes
Calda
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de polpa de maracujá com sementes

PREPARO

Calda
Misture a polpa de maracujá e o açúcar e leve ao fogo até engrossar.

Bolo
Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve.

Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até obter um creme bem fofo. Retire da batedeira e junte a farinha peneirada com o fermento e a polpa de maracujá. Misture bem e, por último, acrescente as claras em neve.

Assar em forma de buraco untada e enfarinhada. 

Desenforme e regue com a calda quente. 
Dica: sirva com café passado na hora. Fica uma delícia.

2 comentários:

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas