BOLO DE MILHO COM CALDA DE GOIABADA AO VINHO

Clique para ampliar
Bolo de liquidificador. Quem de nós não decide dar uma chance a qualquer receita que possa ser preparada, rapidamente, apenas colocando os ingredientes no liquidificador. Pois este foi um dos aspectos que chamou a atenção nesse bolo, que tem ainda como vantagem um sabor caipira, pois é um bolo de milho feito exclusivamente com milho, sem acréscimo de farinha de trigo. Isto preserva o sabor do milho, que pode ser sentido até mesmo antes de assá-lo.

Finalmente, um toque especial: uma calda à base de goiabada e vinho tinto seco, que além de dar uma aparência especial, leva à cada pedaço um aroma delicioso da bebida misturado à fruta. 
Além do mais, tendo todos os ingredientes à mão, fica pronto para servir em apenas uma hora. Mas caso não tenha, não se preocupe, qualquer mercadinho vai te oferecer tudo que você precisa. Fantástico. Aprovado! Espero que gostem.


Ingredientes

Bolo
4 ovos grandes
200 g de açúcar
180 ml de óleo de milho
200 g de milho verde de latinha (drenado)
200 ml de leite de coco
150 g de flocos de milho pré-cozido (usei o Kimilho, da Yoki)
50 g de coco ralado (prefiro o tipo "adoçado e úmido")
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Uma pitada de sal

Cobertura
200 g de goiabada cortada em cubinhos (escolha a mais macia que encontrar)
4 colheres (sopa) de água (mais ou menos)
4 colheres de sopa de vinho tinto seco

Modo  de  fazer

No copo do liquidificador, coloque os ovos, o óleo e o açúcar. Bata por 5 minutos exatos.
Junte o milho verde (frenado) e bata por mais 3 minutos.
Adicione os demais ingredientes e bata apenas para incorporar tudo. 

Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio e com cerca de 22 cm de diâmetro -- a medida é importante para o bolo não ficar muito baixo. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 45 a 50 minutos ou até que esteja dourado e firme ao toque. Mas fique de olho, no meu forno demorou apenas 40 minutos.

Espere amornar para desenformar.

Para a cobertura, coloque a goiabada numa panelinha. Junte o vinho e um pouco de água. Amasse com um garfo e leve ao fogo médio até ferver, junte mais água se necessário. Precisa ficar cremosa: não muito densa e nem fluída demais. Despeje quente sobre o bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas