SOPA DE FEIJÃO E MACARRÃO


O frio dos últimos dias me animou a resgatar uma velha receita, esquecida na origem portuguesa de minha família e adaptada à realidade brasileira e a meu gosto particular: a sopa de feijão com macarrão. E, para falar a verdade, nem simpatizava muito com o prato até que meu marido caiu de cama com uma gripe muito forte e decidi, ao mesmo tempo, agradá-lo e preparar algo que o alimentasse bem. Afinal, ele estava com uma forte inflamação na garganta e teria dificuldade de comer outra coisa. Então, levando em conta nosso paladar, caprichei na pimenta e nos temperos. O resultado foi uma sopa forte e saborosa.

Em Portugal, há uma variação da sopa, mas com ingredientes muito diferentes como cenouras picadas grosseiramente, batatascubos de frango ou legumes, repolho e chouriço.  Este prato é perfeito para uma noite de inverno preguiçoso, acompanhado com fatias de pão com gergelim. Experimente, vale a pena.

Ingredientes
Macarrão Padre Nosso
  • sobras de feijão temperado (cerca de uns 600ml), batido no liquidificador
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • salsinha e cebolinha picadinhas
  • pimenta-do-reino a gosto
  • sal a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 100 g de bacon em cubinhos
  • 1 caldo de carne
  • água o necessário
  • 1 copo (requeijão) de macarrão, tipo "Padre Nosso"

Modo de Fazer

Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola, o alho e o caldo de carne. Coloque no liquidificador o feijão no seu caldo e bata bem até formar um creme.  Acrescente o creme de feijão, mexendo muito bem. Se estiver muito espesso acrescente água quente, sempre mexendo, até encontrar o ponto que mais lhe agrade. Coloque pimenta-do-reino e misture bem. 

Numa panela coloque o azeite e o bacon e deixe fritar. Retire o bacon bem sequinho e reserve.

Em outra panela com água fervente abundante, coloque o macarrão para cozinhar até o ponto al dente. Retire do fogo, escorra a água e lave o macarrão com água quente. Reserve.

Na hora de servir esquente o caldo e acrescente o macarrão cozido. Mexa bem. Teste o sal e coloque a salsinha e a cebolinha. Ao servir em cada prato coloque uma porção do bacon. 

Acompanha bem fatias finas de pão com gergelin ou torradas cobertas feitas com pasta de alho dourado e manteiga, salpicadas de parmesão.


Dicas:
1.  Se desejar uma sopa um pouco mais encorpada, separe 1 concha de feijão e bata no liquidificador ou amasse, e só então acrescente à sopa.

2.  O feijão é importante fonte de energia no dia-a-dia, além de fornecer proteínas em boa quantidade. 

3.  Ao servir a sopa, coloque sobre ela uma colher de sobremesa com azeite extra virgem. Dá um sabor especial.

4.   Se for utilizar sobra de feijão que já foi temperado, o processo é o mesmo, mas elimine o tablete de caldo de carne e tome cuidado com o sal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas