DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR AZEITE DE OLIVA

Dia desses, vi uma reportagem na qual buscava-se orientar os consumidores à melhor forma de escolher o azeite de oliva que compramos no supermercado. A dúvida colocada era se a embalagem de vidro, atualmente em moda, é melhor que a de lata, que dominava as prateleiras há décadas. Segundo a matéria, a segunda seria ideal, por proteger o produto da luz. Confesso que a revelação não me agradou, pois prefiro o vidro para praticamente tudo na minha cozinha e, em matéria de azeite, sou uma "azeitólatra", uma palavra que nem deve existir, mas que define bem minha paixão por azeite de oliva - a exemplo dos chocólatras, fissurados por chocolate.

Ainda naquele dia, um dos entrevistados -- um gordinho, com cara de bom de garfo --, indagado sobre a revelação, foi taxativo: "Ainda não estou convencido." Com isto, resumiu minha opinião sobre todo o falatório. E a confirmação veio na revista Veja desta semana (Edição 2233- 07/09/2011). Segundo os especialistas consultados, é importante atentar para o rótulo e ao estado de conservação do azeite, mas as dicas a serem observadas são:

  • Prefira os azeites de garrafa. Apesar de bloquear a passagem da luz, a lata é condutora de calor e impede que o conteúdo seja visto.
  • Coloque a embalagem contra a luz. Se houver a presença de partículas suspensas, como pontos escuros, sinais de bolor ou fiapos, rejeite-a.

  • Escolha azeites fabricados há menos de um ano. Ao contrário do vinho, quanto mais jovens eles forem, melhor.
  • Compre frascos pequenos, de 250 mililitros. Lembre-se de que, após aberto, o ideal é que o azeite seja consumido em até três meses. Depois disso, ele começa a ficar rançoso.
  • Na hora da compra, observe se o azeite está longe da luz direta do sol e do calor, que prejudicam o seu estado de conservação.
Amanhã vou reproduzir aqui outras recomendações sobre o produto.

2 comentários:

  1. A lata é condutora de calor? Ah, e o vidro não?
    O vidro não segura calor nem luz.
    Verificar se o produto está longe do calor ou luz: ah ta, depois de dias de porto, pátios, depositos e transportes você acha qual embalagem protegeu mais, vidro escuro ou lata ?

    Se a lata não estiver amassada, SEMPRE A MELHOR ESCOLHA.

    ResponderExcluir
  2. O PROBLEMA É QUE O AZEITE EM VIDRO AO VIRAR A GARRAFA E COLOCAR NA SALADA POR EXEMPLO VAI METADE DO AZEITE.PARECE QUE FAZEM DE PROPOSITO PARA ACABAR MAIS RAPIDO E O CONSUMIDOR ADQUIRIR OUTRA GARRAFA.SE COMPRAR DOSADORES CADA UM É COM DIAMETRO DIFERENTE.PREFIRO EM LATA ONDE EU FAÇO O FURO DO TAMANHO QUE QUERO. E TEM MAIS ; SE A GARRAFA DE VIDRO CAIR E QUEBRAR ADEUS AZEITE.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Artigos relacionados

2leep.com