ABOBRINHA AO FORNO

Clique na imagem para ampliar
Ainda em dieta, como anunciei aqui mesmo há mais de um mês, posso revelar com alegria que  estou realmente satisfeita com os resultados.

Mudei minha alimentação em relação às porções e frequência com que comia, comecei (ou voltei) a fazer esteira e me sinto verdadeiramente melhor, mais disposta e com menos apetite. E uma das coisas boas de se fazer regime é justamente descobrir pratos que não seriam nossa primeira opção em condições "normais", mas que se transformam em verdadeiras iguarias em um cardápio pouco calórico. 

É verdade que já passei da fase desesperada de querer comer pratos calóricos e não poder e redescobri o sabor de legumes e verduras que, bem temperados, não devem em sabor a qualquer outro.

O exemplo é esta "abobrinha ao forno". Um prato simples e rápido de fazer, mas que combina leveza dos ingredientes, com o sabor do queijo parmesão, do orégano e da massa. É para fazer a qualquer momento, mas em pequenas porções (como a sugerida), pois é especialmente saboroso ainda quente, quando sai do forno. Serve até seis porções, mas três pessoas com bastante fome podem limpar a travessa sem muita dificuldade.

Ingredientes
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • orégano a gosto
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 abobrinhas médias cortadas em cubos ou 1 abobrinha grande
  • 1 envelope de caldo de legumes em pó
  • 2 tomates picados
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de farinha de rosca
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de fazer

Bata os ovos no liquidificador. Acrescente o leite, a farinha, o orégano e o fermento. Utilize orégano seco, pois ele tem o sabor mais acentuado, mas, se quiser, pode rasgar em pedaços pequenos algumas de orégano fresco para por sobre o prato. 

Misture a abobrinha, o caldo de legumes, os tomates e a meia cebola picada. 

Coloque a mistura em um refratário untado com margarina e polvilhado com metade da farinha de rosca.
Polvilhe o restante da farinha de rosca e salpique o parmesão.

Leve ao forno médio (180 graus), por cerca de 30 minutos. Considere este um tempo mínimo, mas que pode variar de acordo com seu forno e com a temperatura do dia. Portanto, a melhor recomendação é: fique por perto e retire o prato quando começar a dourar. Sirva com arroz branco ou como acompanhamento de alguma carne. Eu preferi como prato único, completado apenas com fatias de pão.

Dicas:
1.  A receita pede caldo de legumes em pó. então utilizei um envelope de “Meu Segredo”, da Nestlé, um tempero granulado que já vem com sal e pedaços de 7 vegetais ( cenoura, alho, cebola, alho-porro, aipo, salsa, pimenta-do-reino, pimentão vermelho, tomate, óleo de milho).

2.  Se preferir, retire as sementes dos tomates, isto vai diminuir a umidade quando o prato for ao forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Artigos relacionados

2leep.com