PÉ DE MOLEQUE - MACIO

Clique nas imagens para ampliar
Estou em casa e escuto alguém testando o equipamento de som de uma igreja que fica a duas quadras daqui : são os preparativos para a "quermesse" (antigo isto, né!) do bairro e para a Festa Junina que faz parte do evento. Além disso, algumas leitoras -- invariavelmente intimadas a "colaborar" com  algum prato em reuniões de família ou no trabalho -- pediram uma receita fácil para esses dias. Então, revendo meus antigos cadernos encontrei esta maravilhosa dica de "Pé de Moleque", não num dos volumes, mas numa velha e amarelada folha de caderno, quase destruída pelo tempo (veja ao lado). 


O doce é muito rápido de fazer e sua característica especial é a maciez. Há muitas formas de fazer pé-de-moleque, mas nesta a combinação de leite condensado e da manteiga deixa o açúcar caramelizado com uma consistência única. Os pedaços ficam firmes, mas macios. 

INGREDIENTES

1 pacote de amendoim cru (500 gramas)
3 xícaras de açúcar refinado
1 colher de margarina (sem sal)
1 lata de leite condensado


MODO DE FAZER

Antes de começar, separe uma panela grande e uma colher de pau proporcional ao tamanho desta. Isto porque, do começo ao fim, você terá que mexer bastante para não deixar empelotar e passar do ponto. Além do mais, se tiver uma pedra grande (granito ou mármore), limpe-a com cuidado e passe manteiga para untar. Caso não tenha, separe pelo menos dois refratários grandes, unte e deixe-os prontos.

Coloque o amendoim na panela, todo o açúcar e a manteiga. Em seguida, comece a mexer. Sempre. O tempo todo. Até derreter o açúcar.

Quando todo o açúcar derreter por inteiro e o doce estiver homogêneo, todo marrom (cor de caramelo), coloque toda a lata de leite condensado, sem parar de mexer. Apague o fogo, mexa um pouco mais, só até baixar a fervura e despeje todo o conteúdo na pedra previamente untada. Espalhe com a colher de pau, formando um retângulo e deixando da grossura que desejar. 

Deixe esfriar e corte em pedaços. Você pode embalar, servir num prato bem enfeitado ou num saquinho desses que se vende em loja de doces.

Dica : Se o doce não for para uma festa, mas apenas para consumo caseiro, com os dias frios ele perderá a maciez gradativamente. Mas basta colocar no microondas, por 10 ou 15 segundos, para recuperar sua consistência original. 

11 comentários:

  1. QUAL É ESSE PONTO??
    Minha mãe fazia um pé de moleque inesquecível e que ninguém nunca conseguiu fazer, ela já faleceu e infelizmente não deixou a receita, eu era pequena e via ela fazer, mas nunca aprendi.
    Hj morro de vontade de comer o pé-de-moleque maravilhso que ela fazia.

    Vou tentar esta receita, todos que eu fiz ficaram uma pedra. o que será que deu errado??

    Obrigada.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. espero q eu tenha mais sorte q a Luciana.
    qdo eu fizer eu volto a comentar

    ResponderExcluir
  3. Oi tia So, adivinha?????? Consegui fazer o pé de moleque. Ahh DEUS DO CÉU QUE MARAVILHA.
    Ficou igualzinho da minha mãe. Podem fazer que fica perfeito.
    Amei, adorei, apaixonei!

    Tia So, obrigada por ter dado esta receita pra nós e por ter me ajudado a relembrar o melhor pé-de-moleque do mundo e da minha infância.
    Ah, vou fazer denovo, viu!

    bjos, bjoss...

    ResponderExcluir
  4. Gente to loca com esse blog é cada receita caseira que acho que não vou conseguir seguir minha dieta
    minha mae é cozinheira de mão cheia e ama receitas.

    vou explorar rs

    meus parabéns!

    ResponderExcluir
  5. vou fazer se gostar volto e conto a vcs!!!

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer por esses dias. Mas, acredito que vai ficar uma delícia !!!

    ResponderExcluir
  7. Pode ser feito com amendoim torrado? com o amendoim cru fica tao bom quanto o torrado?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ficou com boa aparência e macio. Mas vou fazer de novo para melhorar o formato e a espessura, pois vou fazer pra vender. Pensei que não fosse dar certo, pois cada receita da net explica de um jeito, porém, cheio de complicações. No entanto esse modo de fazer é super rápido. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. BARBARA
    dia 22 / 09 / 2014
    hora ; 01;27 da madrugada
    oi dona SÔ , tenho um pequeno negócio , e vou fazer para vender bem baratinho para a criançada .
    volto aqui para contar ...........

    ResponderExcluir
  11. To até desanimada, vivo fazendo pe de moleque e dá errado toda vez...vou ver se com essa receita me dou bem, senão...vou ter que comprar de quem faz bem né!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas