LAGARTO AO MOLHO (FÁCIL DE VERDADE)

Clique nas imagens para ampliar
Duas situações em que todas já devemos ter passado. Primeira - na casa de alguma amiga metida à besta (daquelas que serve tudo em travessas de prata), somos colocadas diante de um prato de aroma delicioso, apresentação chique e sabor deslumbrante. Adoramos! Mas cadê a coragem para pedir a receita. Segunda - alguém nos liga informando que está na cidade para uma visita surpresa, daqui a "mais ou menos" uma hora. Você olha o relógio, encara a geladeira e chuta o cachorro. O que fazer ? Como ser prática, rápida e 'gourmet' ao mesmo tempo?

Pois este prato que vou lhe ensinar se enquadra em ambas as situações. É uma escolha refinada, saborosa, prática e relativamente rápida. 

É o lagarto ao molho, uma receita que fica pronta em cerca de uma hora e que, para quem não conhece, vai parecer um prato refinado e difícil.  

Algumas observações. Quanto à cerveja preta, o correto é utilizar a Malzibier, sendo que prefiro a Brahma ou Antártica. Mas, na falta dessas, você pode usar de outra marca (mas o molho ficará mais fraco) ou mesmo cerveja preta (Petra, Mãe Preta ou Caracu), mas o sabor conservará um pouco do amargor natural da bebida. Em relação ao molho de tomate, procute também uma boa marca, pois algumas são muito ralas, o que interferirá na textura e sabor do molho. Finalmente, a panela de pressão deve ser grande, para não apertar a carne, e a peça de lagarto preferencialmente mais comprida do que grossa para facilitar o cozimento.  Pois bem, vamos lá.


INGREDIENTES :
  • 2 colheres de sopa de manteiga (com ou sem sal)
  • 2 garrafas ou latas de cerveja malzibier (350 ml)
  • 2 latas ou refis de molho de tomate
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • uma peça de lagarto, pesando de 1,2  a 1,5 quilo

MODO DE FAZER :



Numa panela de pressão grande, coloque a manteiga e doure o lagarto de todos os lados. Além de garantir o sabor, isto serve para selar a carne e garantir o sabor quando for fatiada.

Quando a peça estiver bem dourada, coloque todo o molho de tomate, as duas cervejas e os tabletes de caldo de carne. Mexa e mistura tudo. Em seguida, deixe a gosdura da carne virada para baixo e feche a panela. 
Fatiando
Cozinhe por cerca de uma hora. Após este tempo, abra a panela e teste e maciez. Caso ainda não esteja no ponto, você pode retirar a peça, fatiar em bifes grandes e voltar à pressão por mais cinco ou dez minutos. Não se esqueça de experimentar e, se necessário, acerte o sal. 

Sirva com arroz branco e batata palha.

Um comentário:

  1. to fazendo essa receita hoje... vamos ver como vai ficar!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Artigos relacionados

2leep.com