OVO FRITO NO AZEITE (CROCANTE)

Clique na imagem para ampliar
Estive viajando nos últimos dias. Vi muita coisa nova, experimentei pratos diferentes e saborosos. Mas neste meu retorno ao blog, trago uma sugestão de meu marido, que a princípio achei ridícula, mas que acabei acatando. Ele argumentou que as pessoas que acessam a página preferem as receitas simples, aquelas que descomplicam e que, sem frescura, fazem parte do dia-a-dia ou podem ajudar numa reunião improvisada. Entre os tais leitores (milhares, segundo a insuspeita opinião dele), boa parte seria de solteiros e -- ápice do otimismo -- de homens sem o mínimo traquejo na cozinha.
 
Portanto, em respeito a seus motivos e à sua própria preferência, decidi demonstrar não uma receita, mas uma maneira prática e saborosa de preparar o famoso "ovo frito".  Não bastasse, a intenção foi reforçada por recente reportagem da revista Veja, que coloca o ingrediente como o "curinga da geladeira" e pelas recentes descobertas que demonstram que seus benefícios à saúde superam, em muito, os riscos à saúde cardiovascular (veja aqui).

Além do mais, o primeiro passo para entrar na cozinha e sair com a cabeça erguida é aprender o preparo correto de um ovo frito. Depois disso, ninguém poderá dizer que você não nada de cozinha. Para começar, anote os itens imprescindíveis :
  • ovo
  • uma frigideira pequena (dessas de R$.1,99 serve)
  • uma espátula de plástico ou silicone
  • meia colher se sopa de azeite
  • sal

Modo de fazer :
1. Coloque o azeite na frigideira, não mais que meia colher para cada unidade.
OVO-FRITO (16)2. Antes que esta esquente demais, quebre o ovo. Para os homens : se bater uma insegurança, em vez de quebrar o ovo diretamente na frigideira, quebre-o numa tigela e depois transfira para a frigideira, com toda delicadeza que você for capaz para a gema não quebrar.
3. Tempere com sal e, se desejar, pimenta.

4. Deixe o ovo na frigideira por mais 1 ou 2 minutos para terminar de cozinhar no próprio calor. Com a espátula, desgrude o ovo da frigideira e vire. Se tiver habilidade suficiente, sacuda a frigideira para virar o ovo de um lado para o outro e deixá-lo com a clara mais torrada e crocante.




5. Se desejar a gema mole, controle a fritura tocando-a levemente com a ponta de uma colher. Mas se, como eu, prefere ela bem durinha, não tenha medo de deixar o ovo um bom tempo na frigideira, virando frequentemente.

Para acompanhar, gosto de tomate picado e pepino em conserva. Meu marido prefere apenas arroz e feijão ou pão francês. Em ambos os casos, devora pelo menos três ovos fritos e, a qualquer hora do dia, representa para ele uma refeição completa.

OVO-FRITO (26)


Preparado desta maneira, o ovo frito representa cerca de 90 calorias. É isto. Para quem é da cozinha, saboreie sem culpa. Para os novatos, boa sorte!

LEIA TAMBÉM:

3 comentários:

  1. Cheguei em casa, abri a geladeira e nada. Nada além de um único e solitário ovo, que me olhou com um olhar desafiador. Mas, acessando seu blog, voltei a encará-lo e venci a disputa. Muito obrigado mesmo, você salvou minha noite. Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas