PICANHA FRITA E FATIADA (NA CEBOLA E ALHO)

Clique na imagem para ampliar
Domingo. Nenhuma idéia do que fazer para o almoço, mas com pelo menos uma boa opção na geladeira: a metade de uma peça de picanha que sobrou do último churrasco. É certo que ela está congelada, mas nada que alguns minutos no microondas não resolva.

A idéia de meu marido era fazer a carne no forno e lá foi ele pesquisar alguma receita desse tipo. Voltou com uma sugestão do especialista em carnes István Wessel, tirada de seu site: "Agora não pense que a picanha fica boa só em forma de churrasco. Existe um truque que faz a picanha de forno quase tão especial quanto a do churrasco. Faça o teste: aqueça bem o forno. Salgue a picanha e toste-a de todos os lados em uma frigideira. Estando dourada, coloque diretamente sobre a grade superior do forno. Na inferior, coloque uma assadeira com um pouco de água, com o forno sempre em temperatura máxima. A água começa a evaporar, mantendo elevada a umidade do forno (assim a carne não seca) e toda a gordura que derreter cairá na água."  A proposta é boa, mas nos comentários dos leitores descobrimos que a fórmula é ideal para quem gosta de carne mal passada, como aliás é tradição para a picanha. Mas este não é nosso caso, gostamos de carne bem passada e sem nenhum traço de sangue.

Decidi, então, resgatar uma receita que tinha adaptado de algo que vi na tv. É a picanha frita na frigideira, temperada com bastante alho, e servida com bastante cebola. Um prato simples, para ser servido com arroz branco e salada de tomate. 

O calculo da quantidade de carne depende do apetite e da preferência de cada um. Como sabemos, num churrasco todos os especialistas apontam uma porção de 400 g por pessoa (no caso de adultos). Seria a conta certa para nunca faltar. Mas isto depende muito do que pensa servir. Quando a carne é o foco  principal, esse cálculo funciona bem. Se porém, como no nosso caso, ela é uma "mistura", que acompanha o arroz, feijão e salada, as pessoas terão menos apetite para  ela. Minha sugestão é de 200 g de picanha por pessoa.
 
Vamos à receita. Espero que gostem.

Ingredientes

• Bifes de picanha (entre 400 g e 700 g de carne para duas pessoas)
• Tempero pronto (com pimenta) ou sal
• 1 colher de sopa de óleo ou azeite de oliva
• 1 colher de sopa de alho picado
• 1 cebola inteira

Modo de Preparo

Clique para ampliar


Corte a peça de picanha em bifes grossos (1,5 ou 2 cm, mais ou menos). Em uma travessa, tempere  a carne com o óleo (ou azeite), o tempero pronto ou sal fino (o que preferir) e uma colher de sopa de alho picado. Mexa bem para distribuir o tempero por toda a peça.

Coloque óleo numa frigideira grande e deixe esquentar bastante. Um dos segredos do prato é fritar bem, mas rapidamente cada bife, sem ficar mexendo ou virando muito cada peça. Com a gordura bem quente, coloque um ou mais bifes e deixe fritar bem (selar) primeiro um lado e depois  o outro. Fazendo isto rapidamente (sem virar desnecessariamente as peças), você vai garantir a maciez da picanha.

Retire os bifes, corte em fatias de cerca de 1 cm e retorne à frigideira para fritar novamente. Tire a carne e frite a cebola fatiada na mesma gordura. Acrescente novamente a picanha fatiada para dar conjunto e sirva imediatamente. 
Picanha, arroz branco e um bom vinho. Bom apetite

10 comentários:

  1. so essa picanha deve ficar maravilhosa em !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiz este prato e adorei. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Fiz a receita, todos gostaram muito e eu também. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. fiz e gostei muito. Rápida e platina

    ResponderExcluir
  5. Nossas acabei de fazer, muito bom!,,

    ResponderExcluir
  6. Parece delicioso. Vou testar neste fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. olha eu fiz..mais em fatias finas não cortei em tirinhas naum! parece que ta ficando bom! beijinhos!
    http://rhiana22rosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fiz hoje para o almoço, só não faiei porque gostamos de bife. Excelente receita.
    M A R A V I L H O S A ! ! !
    Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de fazer ela em bifes coloquei manteiga e azeite para fritar, como eu tinha umas mandiocas já cozidas, piquei em cubos e aproveitei a gordura da fritura da picanha para fritar as mandiocas junto com as cebolas. FICOU MARAVILHA GENTE!! Servi com uma batata recheada e uma salada de tomates! DeLÍCIA!! BEIJOS .

    ResponderExcluir
  10. Tenho picanha que sobrou do churrasco dos pais vou fazer para o almoço,estava procurando uma opção na net pq realmente não sei fazer nd com picanha e gostei muito desta opção obg

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Artigos relacionados

2leep.com