BOLO DE CHOCOLATE SUPERMACIO DA OLEGNA

A receita abaixo é um clássico na família e tem pelo menos uns trinta anos. Ela foi passada para minha mãe, que foi professora de Educação Física na rede pública de São Paulo, por uma amiga, também professora da mesma matéria, chamada Olegna.

A principal característica é a supermaciez, que faz o bolo desmanchar ao mais leve toque. Bem por isto, ele dificilmente pode ser desenformado. Se quiser tentar, que seja por sua conta e risco.

Meu marido, em sua santa ignorância, prefere sem a calda (assim como na foto), mas toda pessoa normal jamais concordará com ele. Portanto, você pode despejar esta diretamente sobre o bolo ou, se preferir na variação "bem molhado", espete antes com um garfo e só então despeje a cobertura.
Curiosidade: esta receita é uma das primeiras que transcrevi para o meu mais importante caderno de receitas (este da foto ao lado). É um velho caderno brochura, encapado por meu filho quando estava na 1a. Série do Ensino Básico. Como na imagem deve estar difícil de identificar, explico: sobre um tecido vermelho, como presente de "Dia das Mães", Ivan (este é o nome dele), fez uma colagem representando uma cozinheira negra, tipo "Tia Anastácia". Hoje ela está meio destruída, mas ainda é a guardiã das minhas mais preciosas receitas. E esta é uma delas, espero que gostem. 

Ingredientes

•  1 xícara de chocolate em pó.
    Prefiro "Chocolate em pó Dois Frades", da Nestlé, pois a cor e o sabor    são um diferencial da receita.
•  2 ovos
•  1 xícara de óleo
•  2 xícaras de açúcar
•  2 xícaras de farinha de trigo
•  1 xícara e 1/2  de água quente
•  1 colher de sopa de fermento (pó Royal)
Cobertura :
•  3 colheres de sopa de leite
•  1/2  xícara de chocolate em pó
•  1 xícara de açúcar
•  2 colheres de sopa de margarina

Modo de preparo


Teste de maciez: o bolo quebra entre os dedos
Misture primeiro os ingredientes secos (chocolate, farinha, açúcar e o fermento) com as mãos, no recipiente da batedeira. Junte, em seguida os dois ovos inteiros, o óleo e 1 xícara e meia de água quente. Bata bem e coloque para assar numa assadeira untada e farinhada.

Cobertura :  Coloque todos os ingredientes numa panela e misture bem até ferver. Ainda quente, despeje sobre o bolo.

Tempo no forno: O bolo demora uns 40 minutos para ficar pronto. Mas, observe, que isto sempre depende do tamanho e da potência de seu forno. Por cautela, a partir de trinta minutos, fique de olho e, se necessário, espete com uma faca para se certificar que assou inteiramente.

9 comentários:

  1. Não é brincadeira. Este é o bolo mais macio que já experimentei. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. na lista de ingredientes nao fala dos ovos e do oleo. por pouco nao fiz besteira

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    A observação acima estava correta. Os ovos e óleo constavam do "modo de fazer", mas não da relação de ingredientes. O texto foi devidamente corrigido.

    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Quanto tempo leva para assar ?

    ResponderExcluir
  5. O bolo demora uns 40 minutos para ficar pronto. Mas, observe, que isto sempre depende do tamanho e da potência de seu forno. Por cautela, a partir de trinta minutos, fique de olho e, se necessário, espete com uma faca para se certificar que assou inteiramente.

    ResponderExcluir
  6. parece ficar bem macio mesmo eu tambem adoro o chocolate do padre

    ResponderExcluir
  7. Os melhores bolos para mim com certeza são os de chocolates! Gostei muito da sua receita vou testa um dia desses. Parabéns pelo blog.

    Eduardo Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. genius!!!! vai dar na testa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

      Excluir
  8. esse bolo é deliciossooo!!!ameii.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas