BATATA ASSADA NA MANTEIGA E AZEITE


Nosso almoço de domingo, agora há pouco, foi meu segundo prato preferido (depois de ovo, em todas as suas variações) : batata assada. Pelo menos uma vez por semana comemos esta receita simples, saborosa  e certeira na hora de matar a fome. Ela pede apenas ingredientes simples (que encontro até mesmo no bar da esquina) e, até na falta do arroz, pode ser apreciada sem medo. Dica: depois de pronto, passe um pedaço de pão na mistura de azeite, manteiga e alho que fica na assadeira onde estão as batatas. Garanto que não há melhor antepasto que este.

Ingredientes

• Umas dez batatas pequenas. A quantidade é variável, de acordo com a fome ou o número de pessoas presentes. É evidente que a quantidade os demais ingredientes está relacionada à porção proposta. Se você for aumentar ou diminuir o número de batatas, deverá adequar os demais itens.
• 1 colher de manteiga
• 3 colheres de azeite
• Meia cebola
• 1 colher de alho picado
• Um sachê de "Meu Segredo", o tempero pronto da Maggi, granulado e que já vem com sal e pedacinhos de sete vegetais diferentes. Se não encontrar em sua cidade, use um tempero granulado de sua preferência, mas destinado a "vegetais".
• Orégano a gosto

Preparo

Cozinhe as batatas.
Aqui em casa, depois de perder o ponto por algumas vezes, decidi cozinhar as batatas numa panela comum. Na pressão, a dificuldade é saber o momento exato do cozimento, pois ele varia de acordo com a quantidade e até o formato das batatas. Já na panela normal, basta tocar com um garfo para verificar o ponto certo.

Com as batatas cozidas, numa frigideira grande, derreta a manteira com o azeite. Em seguida, coloque o alho e a cebola, e  deixe dourar. Junte o tempero pronto (na sugestão, o "Meu Segredo") e misture bem. 

Despeje as batatas na frigideira e mexa com cuidado para não desmanchá-las. Tempere com orégano e dê uma fritada nas batatas. Depois, coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, até dourar.

Sirva como preferir. Minha sugestão é com arroz branco, apenas, ou com acompanhamento de uma carne. A combinação perfeita está na imagem que ilustra a postagem : costela bovina assada na churrasqueira de bafo. Bom apetite.

5 comentários:

  1. Batata assada é tudo de bom e a combinação é perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei essa ideia...Fiz em casa e deu muito certo!
    Espero que tenha novas ideias e novos pratos deliciosos.
    Bjuss
    Jéssica,12 anos

    ResponderExcluir
  3. Anos depois do post a receita continua fazendo sucesso! Como estava chovendo muito e minha amada estava fora da cidade, resolvi me aventurar pela cozinha. Procurei alguns ingredientes e algumas receitas no tio Google e encontrei essa. Adorei pela siplicidade. No lugar da costela usei uma picanha feita no Jorge Foreman. Meu filhos ao verem a mesa me pergutaram se a mãe tinha voltado para casa. Excelente se acompanhada com um bom vinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Fiz agora na minha casa.É SIMPLISMENTE MUITO GOSTOSO!!!!
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  5. Minha receita ficou MARAVILHOSA! Cozinhei, coloquei manteiga derretida com azeite por cima e coloquei pra assar durante 10 minutos! Ficou deliciosa! beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Artigos relacionados

2leep.com