'SELAR' - SEGREDO DA MACIEZ E SUCULÊNCIA


"Selar" a carne é um dos processos mais importantes para garantir a maciez e suculência (umidade) da carne quando o método de preparo for por calor seco (carnes grelhadas, assadas ou fritas em pouco óleo). Selar significa dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para ’selar’ (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento. Portanto, espere até que se forme uma ‘casquinha’ torrada em um lado da carne para então virá-la do outro lado e repetir o processo.

É fácil, espalhe o óleo ou o azeite na carne e passe por uma superfície quente, espere que comece a dourar, vire e frite do outro lado, ou dos outros no caso de uma carne como o lombo ou o lagarto, por exemplo. Esta é a única forma de se fritar um bife na chapa ou frigideira e esse processo assegura a carne assada permaneça suculenta mesmo depois de ter ficado um bom tempo no forno.

Vale ressaltar que não adianta nada selar a carne e depois espetar com um garfo, ou mesmo usar uma faca como apoio para virar a carne, todos os sucos que estavam retidos na carne poderão sair pelos novos orifícios. Em um churrasco, essa é uma das principais dicas para garantir a maciez da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, crítica ou dúvida, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

Tia Sô

authorOlá, meu nome é Solange Grignolli. Nasci no Paraná (com muito orgulho) e, não posso negar, sou do século passado. Adoro o Sul do país e as coisas simples da vida. Sou sincera, honesta e leal. Adoro meu marido, meu filho, meus amigos e minhas cachorrinhas. Sou o que sou, sem frescuras, e gosto muito de pessoas assim também.
Seguir



Minhas Coisinhas